O Etanol na Era do Veículo Elétrico
Transporte Verde e Eficiente

Auditório Brasil - Av. Paulista, 1776 – 2º andar, São Paulo – SP
4 de maio de 2011, 13h30 às 18h


Programação – download das palestras

Início Término Atividade
13h 14h15 Inscrições / Credenciamento
14h15 15h30

Motor a Etanol Eficiente

Apesar do menor poder calorífico em relação à gasolina, o etanol é homogêneo, tem octanagem maior e outras propriedades que fazem dele um combustível superior e bem mais limpo desde que usado em motor adequado para uso automotivo e/ou de geração distribuída.

Palestrantes
"O etanol como combustível: características e vantagens sobre as alternativas" – Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica da USP
"O motor a etanol ideal" – Henry Joseph, Gerente de teste e Emissão da VW e presidente da Comissão de Emissões e Meio Ambiente da ANFAVEA
"Motor a Etanol de alta eficiência" – Marcos Langeani, diretor da Next Engine Technologies
15h30 16h45

Etanol substituindo diesel / ciclo elétrico híbrido

O diesel consumido em 2009 foi equivalente, em termos energéticos, a toda a energia elétrica usada no país. Uma parte importante desse combustível é usada no transporte urbano onde o acionamento elétrico híbrido pode usar o etanol como alternativa de forma competitiva e com grande ganho ambiental.

Palestrantes
"Uso de motores a etanol em ônibus elétrico-híbridos urbanos" – Antonio Vicente Souza e Silva, consultor, diretor técnico da ABVE
"A experiência de Itaipu com ônibus elétrico híbrido a etanol" – Antonio Otelo Cardoso, diretor técnico executivo da ITAIPU Binacional
"Etanol no transporte da cana crua com acionamento elétrico-híbrido" – Jayme Buarque de Hollanda, diretor geral INEE
16h30 16h45 Café
16h45 18h00

Mesa redonda – melhorando e aumentando o uso do etanol

A segunda fase do PROALCOOL foi precedida de grande interação com a indústria automobilística para estabelecer as características dos carros a etanol, que foram aperfeiçoadas até o final dos anos 80 estimuladas pela competição. No início do século, a nova demanda foi estimulada pelos carros "flex", menos eficientes com etanol. Quanto mais eficiente o uso do etanol menores são os riscos de sua substituição por outro combustível. Essa mesa, à luz das análises anteriores e com variados enfoques, discute formas de modificar o quadro atual, tendo em conta a maior complexidade e competitividade potencial da nova matriz energética do país.

Coordenação:
Marcos José Marques, presidente do Conselho Diretor do INEE
Participantes
Alfred Swarcz, Consultor UNICA
Werther Annichino, Conselheiro da UNICA e COPERSUCAR
Waldyr Gallo, professor UNICAMP / FEM
Antonio Calcagnotto, Diretor de Relações Institucionais e governamentais da Renault / Nissan

Patrocínio

UNICA - União da Indústria de Cana-de-açúcar

Apoio

CPFL Energia
AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Organização

INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética
ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico