Auditório Brasil - Av. Paulista, 1776 – 2º andar, São Paulo – SP
4 de maio de 2011, 13h30 às 18h
Início | Término | Atividade |
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13h | 14h15 | Inscrições / Credenciamento |
14h15 | 15h30 |
Motor a Etanol EficienteApesar do menor poder calorífico em relação à gasolina, o etanol é homogêneo, tem octanagem maior e outras propriedades que fazem dele um combustível superior e bem mais limpo desde que usado em motor adequado para uso automotivo e/ou de geração distribuída.
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15h30 | 16h45 |
Etanol substituindo diesel / ciclo elétrico híbridoO diesel consumido em 2009 foi equivalente, em termos energéticos, a toda a energia elétrica usada no país. Uma parte importante desse combustível é usada no transporte urbano onde o acionamento elétrico híbrido pode usar o etanol como alternativa de forma competitiva e com grande ganho ambiental.
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16h30 | 16h45 | Café |
16h45 | 18h00 |
Mesa redonda – melhorando e aumentando o uso do etanolA segunda fase do PROALCOOL foi precedida de grande interação com a indústria automobilística para estabelecer as características dos carros a etanol, que foram aperfeiçoadas até o final dos anos 80 estimuladas pela competição. No início do século, a nova demanda foi estimulada pelos carros "flex", menos eficientes com etanol. Quanto mais eficiente o uso do etanol menores são os riscos de sua substituição por outro combustível. Essa mesa, à luz das análises anteriores e com variados enfoques, discute formas de modificar o quadro atual, tendo em conta a maior complexidade e competitividade potencial da nova matriz energética do país.
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