O Etanol na Era do Veículo Elétrico
Transporte Verde e Eficiente

Auditório Brasil - Av. Paulista, 1776 – 2º andar, São Paulo – SP
4 de maio de 2011, 13h30 às 18h


Referências


Motor etanol MIT

O Laboratório de Energia e Meio Ambiente do MIT (Massachussets Institute of Technology) propõe o uso de um motor a etanol com injeção direta cuja eficiência, graças às propriedades desse combustível, poderia se aproximar da observada em motor do ciclo diesel. O motor foi testado pela FORD.

Vantagens da injeção direta


Ricardo Motors

A Ricardo Motors (EUA) desenvolveu um motor para etanol com tecnologia EBDI (“Ethanol Boosted Direct Injection”) de elevada eficiência.

Demonstração da pick-up equipada com motor a etanol

Motor a etanol mais eficiente


Motor do Buick

O Buick Regal Turbo Flex é um motor compacto com elevada eficiência quando operando com etanol.

Buick Regal Turbo com motor flex

Tecnologia em motores multicombustíveis avança nos EUA


Ônibus Elétrico Híbrido Etanol

Na Suécia o conceito é aplicado em 85 ônibus entregues para operação em 2010. Esse ônibus usa um motor de combustão interna ciclo diesel com potência (270 HP) semelhante à de um ônibus convencional equivalente

Novo ônibus Scania com motor elétrico híbrido, a etanol

O ônibus elétrico híbrido etanol produzido no Brasil é plug-in (usa em parte energia da rede elétrica).

Etanol e eletricidade: Itaipu desenvolve ônibus híbrido


Patrocínio

UNICA - União da Indústria de Cana-de-açúcar

Apoio

CPFL Energia
AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Organização

INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética
ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico